O Maitake (Grifola frondosa) é uma espécie de cogumelo comestível conhecida pela sua forma única e pelos inúmeros benefícios para o organismo humano.
É originário do leste da Ásia e também é autóctone de algumas partes da América do Norte e da Europa.
Na natureza, encontra-se em florestas caducifólias sobre troncos de árvores como carvalhos e castanheiros, crescendo desde o verão até o início do outono. A sua peculiaridade está no crescimento em cachos, que podem ultrapassar os 50 cm de diâmetro e pesar vários quilogramas, o que lhe conferiu o apelido de "rainha dos cogumelos". Nos cachos, os chapéus têm uma coloração que vai do cinza-castanho ao cinza-negro, frequentemente com bordos ondulados.
Na gastronomia, o cogumelo maitake é apreciado pelo seu rico aroma e textura carnosa. Tem um sabor pronunciado a noz e terroso. Utiliza-se em sopas, molhos, pratos fritos ou como acompanhamento. Também é adequado para secar, conservar e fermentar.
Tem um lugar especial na cultura tradicional japonesa. O nome "maitake" em japonês significa "cogumelo dançante", referindo-se à lenda de que as pessoas dançavam de alegria ao encontrá-lo devido à sua raridade e grande valor, tanto na gastronomia como na herbolária.
Hoje em dia, o maitake espalhou-se por todo o mundo graças ao seu cultivo comercial e exportação desde a Ásia, sendo extremamente popular devido às suas propriedades benéficas e ao seu conteúdo de compostos bioativos, como vitaminas, minerais e polisacáridos.